© 2019 por Inspirea

Vip Office - Alameda Santos - Paulista - São Paulo

  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Instagram Basic Black

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Grafologia é uma ciência muito difundida no mundo inteiro, ainda pouco utilizada no Brasil, porque há poucos Grafólogos profissionais qualificados para a realização dos laudos detalhados, pois seu aperfeiçoamento necessita de anos de estudo e dedicação. 

     

É um instrumento que realiza uma análise minuciosa da escrita, por meio da redação, pois a escrita feita através de um estímulo cerebral e projeta as características da personalidade de quem escreve no papel, podendo avaliar: grau e tipo de energia, potencial intelectual, conflitos emocionais, pontos fracos, traços de agressividade, confiabilidade, sinais de depressão, estado de ego, impulsividade, grau de relacionamento, aspectos comportamentais, emocionais e até sinais de doenças etc...

 

​Decifrando os sinais da escrita​, podemos comparar o que o candidato disse na entrevista com os aspectos revelados  inconscientemente, sendo que é muito difícil  dissimular a escrita, ao contrário de outros testes que podem ser burlados.

 

 Nos processos de  Recrutamento e Seleção tradicionais são utilizadas técnicas de entrevista por competência e testes psicológicos, que são muitas vezes velhos conhecidos pelos candidatos, e que acabam sendo de pouca utilidade, se o candidato souber o que responder e como, já que mutos possuem respostas na internet, tirando assim a credibilidade da avaliação.

 Nas entrevistas o que é dito pelo candidato, normalmente é o que os Selecionadores querem ouvir, mas quando utilizamos a grafologia, podemos aumentar o índice de acerto no perfil do candidato, comparando o que foi dito na entrevista e o que foi projetado na escrita de forma inconsciente, porque não há um filtro racional e intencional, e aí é que podemos identificar as reais características dos candidatos e avaliar, diminuindo o índice de falhas no Recrutamento.

   

  As empresas se beneficiam de inúmeros cases a respeito de candidatos que foram bem nas entrevistas e que na grafologia demonstravam aspectos comportamentais e de caráter que prejudicariam a empresa e suas equipes.

   São inúmeros exemplos de candidatos que apresentam potencial intelectual acima da média, porém, quando analisados pela escrita demonstram problemas comportamentais  graves que poderiam comprometer toda a escolha e trazer consequências ruins para a organização. 

Case 1 - Candidata Gerente Geral

 

 

 

 

 

 

A candidata apresentou-se em entrevista como uma pessoa extremamente doce, com competências intelectuais inquestionáveis, boa formação, excelente comunicação e postura, porém, após análise grafológica foi constatado que ela apresentava fortes sinais de agressividade, intolerância, inflexibilidade, instabilidade emocional, demonstrando que os problemas comportamentais superavam a competência técnica e que a sua contratação poderia trazer mais problemas do que soluções.

Depois de um tempo, descobriram que ela realmente tinha problemas, exatamente como saiu na análise grafológica.

Case 2- Candidato Marketing

 

 

 

 

Após dinâmicas de grupo e entrevista pessoal, um candidato a uma vaga em uma grande empresa surpreende positivamente duas gerentes experientes, requisitantes da vaga, pela sua excelente performance e postura. Ao entregarem a redação para a Grafóloga analisar, como sempre faziam com todos os candidatos,  salientaram que mesmo que ela visse algo na redação, que o contratariam da mesma forma, porém, ao analisar avisou sobre os fortes traços de agressividade que poderiam levá-lo a uma agressão física quando contrariado, com fortes sinais de violência e raiva.

Mesmo assim, pediram para contratá-lo,quando a empresa puxou os antecedentes criminais, constava que ele havia sido processado por agressão física e porte ilegal de armas, as Gerentes então nunca mais duvidaram da grafologia, mesmo que o candidato encantasse.​

Fora estes, temos inúmeros casos que demonstram a eficácia da Grafologia a favor das empresas, como uma poderosa ferramenta de avaliação agregada, diminuindo assim o turn over e erros de avaliação em seleção.

Se inscreva nas palestras gratuitas através do nosso e-mail.